Disciplina de Endocrinologia e Metabologia

Hospital das Clínicas

Faculdade de Medicina da USP

Tratamento de Emergência das Hipoglicemias

O diagnóstico de hipoglicemia deve ser aventado em todo paciente diabético que faz uso de insulina ou secretagogos de insulina

A apresentação clínica é variável e muitas vezes inespecífica – desde ausência de sintomas a quadros de irritabilidade, confusão mental, convulsões, déficits focais e coma.

O tratamento agudo da hipoglicemia baseia-se fundamentalmente no nível de consciência do paciente.

Paciente consciente
Ingestão de alimentos contendo 15 g de carboidratos de absorção rápida (ex: um copo de suco de laranja, um copo de refrigerante não diet, um copo de água com uma colher de sopa de açúcar).
Repetir a glicemia capilar após 15 minutos da ingestão do carboidrato. Caso a hipoglicemia se mantenha, o procedimento deve ser repetido da mesma forma.
Após a correção do quadro é importante orientar o paciente para ingerir algum alimento que contenha carboidrato complexo tal como pão, bolacha, massas, etc.

Paciente inconsciente
-em ambiente hospitalar:
Estabelecer acesso venoso e aplicar 20-40 ml de Glicose a 50% EV, manter acesso venoso com soro glicosado a 5%. Repetir glicemia capilar após 5 minutos, se a hipoglicemia persistir, repetir a medicação.
– fora do ambiente hospitalar:
Aplicar 1 ampola de Glucagon 1 mg, via intramuscular ou subcutânea (este procedimento também se aplica em ambiente hospitalar na impossibilidade de obtenção de acesso venoso).
-Após a recuperação do nível de consciência, orientar o paciente a se alimentar.

Em pacientes com hipoglicemia grave secundária ao uso de sulfoniluréias manter o controle da glicemia capilar por 16 a 72 hs (a depender da meia-vida da medicação)

Obs: todo paciente em uso de insulina e secretagogos de insulina deve ser orientado a levar consigo uma ampola de glucagon dentro do prazo de validade.

Disciplina de Endocrinologia e Metabologia
Hospital das Clínicas da FMUSP - Prédio do Instituto Central
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255 - 7º andar - Sala 7037 - CEP 05403-900 - São Paulo/SP
Telefone/Fax: (11) 2661-7564, (11) 2661-6042 - Fale conosco