Disciplina de Endocrinologia e Metabologia

Hospital das Clínicas

Faculdade de Medicina da USP

Medicamentos para tratamento de obesidade: serotoninérgicos, de ação intestinal, e formulações magistrais

Os medicamentos ditos serotoninérgicos (antigamente representados pela fenfluramina e pela dexfenfluramina, não mais comercializados), não é propriamente uma categoria de remédios puramente antiobesidade. A fluoxetina e a sertralina, antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, não inibem o apetite, mas aumentam o controle dos impulsos, sendo úteis em pacientes com hábito alimentar beliscador, em pacientes com fissura por doces e no controle de compulsões alimentares associadas à TPM, particularmente quando na presença de depressão ou síndrome do pânico.

A bupropiona (auxiliar na cessação do tabagismo e antidepressivo) e o topiramato (anticonvulsivante, antienxaquecoso e estabilizador do humor) também não são remédios contra a obesidade, mas que encontram indicação preciosa em obesos com patologias que justificam sua prescrição.

O orlistate é um inibidor de lipases que deve ser tomado junto das refeições principais. Cerca de um terço das lipases pancreáticas são inativadas, impedindo a absorção de 30% da gordura ingerida, que é eliminada nas fezes. Esteatorréia importante e descargas gordurosas ocorrem apenas se o indivíduo não for aderente à dieta recomendada – efeitos adversos inerentes ao mecanismo de ação do remédio. Estudos em clínica privada mostraram que a associação de orlistate com a sibutramina levou a perda de peso maior do que com o orlistate isoladamente.

A recomendação ao médico consciente e honesto é ater-se à prescrição responsável, evitando as associações medicamentosas proscritas da medicina. O uso de produtos fitoterápicos sem ação e segurança comprovadas também constitui má prática médica.

Marcio C. Mancini
@DrMarcioMancini

Disciplina de Endocrinologia e Metabologia
Hospital das Clínicas da FMUSP - Prédio do Instituto Central
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255 - 7º andar - Sala 7037 - CEP 05403-900 - São Paulo/SP
Telefone/Fax: (11) 2661-7564, (11) 2661-6042 - Fale conosco